quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

OS HOMENS TAMBÉM SÃO CONSUMISTAS COMO AS MULHERES, VEJAM!!!

Homens compulsivos por compras

Nem as orações para Santa Ediwiges, a protetora dos endividados, deram conta. Para sair do buraco e voltar a ter uma vida normal, o analista de sistemas Rodrigo Santiago teve que se tratar. Faz terapia, toma remédio e aposentou cheques e cartões de crédito. Rodrigo é um comprador compulsivo. Ele comprava muitos objetos repetidos, que, na maioria das vezes, nem precisava, como computadores, relógios, máquinas fotográficas, celulares, canivetes, livros.

"Eu tentava trocar um sentimento de tristeza ou ansiedade pelas compras", conta Rodrigo.

"O perfil do comprador é de uma pessoa que tem baixa auto-estima, identidade frágil, invasão de sentimentos ansiosos-depressivos. O comprar preenche um vazio", diz a psicóloga Tatiana Silomensky, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Mas espera aí! Essa coisa de olhar a vitrine e já abrir a carteira não é um comportamento típico de mulher? Era. Uma pesquisa feita por uma universidade na Inglaterra mostrou que homens são tão compulsivos na hora da compra quanto as mulheres.

A diferença entre compradores compulsivos homens e mulheres está no tipo de objeto que levam para casa. Homens tendem a comprar mais CDs, DVDs, celulares, eletrônicos, acessórios para carros. Mulheres não resistem a roupas, sapatos, bolsas e maquiagem. Mas o perigo mesmo está no supermercado.

"A mulher tende, intuitivamente, a comprar para abastecer a família. O homem compra supérfluo: guloseima, bebida, coisas para o churrasco. Ele olha o supermercado como diversão. E a mulher olha como necessidade. Na maioria das compras, é o homem quem gasta mais compulsivamente no supermercado", revela o especialista em marketing Edson Zogbi.

O homem é tão compulsivo na hora da compra quanto a mulher. E gasta mais do que ela. Uma pesquisa feita em shoppings brasileiros mostra que elas passam mais tempo visitando as lojas, mas são eles que fazem as compras mais caras. Agora, sabe quem puxa o freio quando eles resolvem perder a conta? Elas, que sempre tiveram a fama de gastadoras.

Rodrigo já perdeu várias namoradas porque não conseguia puxar o freio. O jeito foi fazer um curso de gestão financeira e aprender a administrar seu salário e sua ansiedade.

"Com certeza, vou pesquisar muito antes de fazer qualquer tipo de compra. Hoje, o que entra na minha conta é o que eu tenho para gastar", garante Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário