segunda-feira, 12 de outubro de 2009

IMPULSO SEM CONTROLE NA HORA DAS COMPRAS PODE SER DOENÇA

Comprar pode ser um prazer. Mas e quando se torna um impulso sem controle? A pessoa sabe que não pode gastar aquele dinheiro, mas mesmo assim compra e se endivida.


Depois vem a culpa e a vergonha por ter caído de novo na mesma armadilha. Isso não é ser apenas irresponsável, descontrolado, é uma doença. São os compradores compulsivos.


O Bom Dia Rio conversou a Mônica que viu de perto essa doença. O problema às vezes toma uma dimensão que pode acabar com a vida da pessoa.

O olhar as vitrines, passear entre as lojas e não resistir à tentação. “Sou meio consumista, então de vez em quando eu cometo uma loucura e depois me arrependo, mas já era”, diz.

Levar para casa um objeto sem qualquer utilidade. “Acabei de comprar uma luz negra e não se para quê”, conta uma moça. Ou sem necessidade alguma. “Já comprei, bolsa, sou viciada em bolsa e sapato”, fala uma mulher.

Quem nunca cometeu um "exagero"? “Eu gosto muito de blusinhas então eu compro blusas sem precisar delas, mas eu acho que tenho bastante, você está sempre bem vestida”, revela uma consumidora. Ao ser perguntada se sua amiga é exagerada uma senhora responde. “Exagera, muito! Eu fico boba! É assustador”.

Às vezes fica um pouco enrolada mas sempre dá para dar um jeitinho, hoje me dia tudo é tão fácil a gente parcela e depois vê como fica.

Mas quando os gastos ficam fora do controle como saber quando o consumo virou uma doença? Elizabeth Carneiro psicóloga diz que a diferença de um comprador compulsivo para um comprador equilibrado é saber avaliar essa compra, saber ponderar o quanto que ele pode, o quanto que é razoável, o quanto que é necessário para aí sim ele tomar uma atitude se comprar ou não. Segundo ela, o comprador compulsivo não faz essa avaliação.

Mônica de 39 anos se afundou em dívidas e quase destruiu o casamento. “Eu não trabalho fora é meu marido que administra as coisas em casa então eu tinha sempre problemas, ele sempre quando fechava a conta ele falava que eu estava exagerando, você não pode fazer isso, tem que manerar e eu sempre extrapolava, sempre eu tinha uma desculpa e sempre eu escondia as coisas que eu comprava, porque ele ficava falando muito e sempre queria mais shopping, mais shopping, é uma coisa muito difícil”.

Há sete meses ela se trata com remédios e terapia. Mônica é uma compradora compulsiva. “Eu não conseguia mais dormir, ficava sempre pensando naquilo, eu preciso comprar, eu preciso comprar, eu acordava de madrugada pensando na bolsa que ficou no shopping e eu não comprei, eu ficava pensando como eu ia fazer para comprar a bolsa, e eu não tinha mais dinheiro pra comprar”, revela.

Mônica admite que não tinha forças pra frear o impulso. “Eu nunca conseguia comprar uma blusa, eu tinha que comprar duas, três blusas e do mesmo modelo, já tive coisas no meu armário que ficou um ano e meio, dois, com etiqueta pendurar sem usar depois vem um vazio que você sente.”

Hoje a compulsão está sob controle. As dívidas foram pagas e feliz da vida Mônica faz uma confidência. Ela afirma que consegue sair do shopping sem sacolas. “É uma vitória, uma vitória muito boa, você andar no shopping e não sair mal humorada e sem comprar e sem brigar com o marido e a maior vitória é o marido também ficar feliz porque você não saiu comprando. Sem dívidas é muito bom, muito bom mesmo”.

REPORTAGEM:

O Bom Dia Rio conversou com o Dr. Antônio Leandro Nascimento, da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Bom Dia Rio- Quais são os sintomas que identificam que a pessoa próxima de nós é um comprador compulsivo?

Dr. Antônio- Em primeiro lugar temos que considerar a repetição de compras porque de vez em quando todo mundo pode comprar exageradamente. O comprador compulsivo faz disso um hábito muito freqüente, às vezes diário. Outra coisa importante é considerar o tempo que a pessoa gasta comprando e pensando sobre aquela compra. Frequentemente o comprador compulsivo vê um objeto e começa desejá-lo intensamente e pensar muito se deve comprar, como fazer para comprar, como fazer para usar e perde muitas horas do dia entre o processo de reconhecer o objeto, pensar e comprar.

Qual o perfil de uma pessoa que se transforma num comprador compulsivo?

Temos que ver que entre 2 e 6% da população são compradores compulsivos. A maior parte dessas pessoas cerca de 80% são mulheres e têm doenças associadas como: depressão, dependência de substâncias, transtornos alimentares. Frequentemente as compras são realizadas como uma maneira de aliviar a ansiedade ou uma frustração. Um pequeno problema do dia-a-dia pode levar as compras.

O prazer que o comprador compulsivo tem após as compras se esgota muito rápido não é?

Sim. O prazer é muito fugaz. Na verdade não podemos dizer que é prazer é mais um alivio de uma sensação de ansiedade que a pessoa tem entre ela ver a coisa que ela quer comprar efetivamente comprar. Assim que a compra é realizada essa sensação de ansiedade ela acaba, mas não vem necessariamente um prazer, o que acontece é que a pessoa reconhece outro objeto de desejo dela e volta novamente a ansiedade que motivou a primeira compra.

Como a família deve lidar com isso?

Muitas vezes é necessário apontar para a pessoa que aquele comportamento pode ser uma doença. Boa parte dos compradores compulsivos não reconhecem isso como uma doença e frequentemente as famílias também não. Acham que é uma fraqueza de caráter, que é um comportamento individual da pessoa, mas é uma doença e tem tratamento. Ao ver que ato é exagero e sugerir que a pessoa procure um médico psiquiatra para ter o diagnóstico correto e começar um tratamento é a melhor coisa que a família pode fazer.

Vivemos numa sociedade consumista onde o apelo está sempre a nossa frente. O comportamento de pais que às vezes vêm seu filho triste e fala que vai compra um presentinho pode estimular futuramente o filho se um comprador compulsivo no futuro?

Não necessariamente que isso vá estimular o filho a ser um comprador compulsivo, mas de qualquer maneira ensinar uma criança a lidar com suas frustrações não é um hábito saudável e isso vai gerar algum problema nela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário